Crônicas de um Universo Paralelo

O sentido da vida, é a ambüidade das metáforas...

sexta-feira, abril 06, 2007

Mente tribalizada, e imparcialidade parcial


É interessante a maneira como nossa mente funciona. Como nosso mau humor pode ser alterado com uma simples música, uma frase, um olhar, um gesto. Ás vezes nada engraçados, mas interessantes ou bonitos o suficiente, para tirar nossas cabeças de idiotices que consideramos problemas.

Outra coisa de igual ou maior interesse, é a maneira como nossa mente evolui, e para os lados que ela evolui. Eu estava pensando; quantas coisas eu odiava e achava idiotas ou chatas há alguns anos atrás, e hoje em dia são as coisas que eu mais gosto. Sejam elas músicas, filmes, escritores, simples idéias ou contextos complexos sobre a existência e finalidade da vida.

Um pensamento interessante (pelo menos pra mim): a cada “evolução” de nossas mentes, passamos a considerar algo idiota, e passamos a considerar algo idiota, fantástico. E, ainda, em alguns casos voltamos a considerar algo que já consideramos: idiota, depois fantástico, depois novamente idiota; como algo, de novo, fantástico (um pouco complicado, mas continuem comigo). Em resumo, um círculo vicioso. Então por um silogismo meio complicado (que prefiro não perder meu tempo me confundindo e os confundindo), não existem gostos; existem evoluções de idéias e conceitos, e uma abertura a um certo tipo de cultura, que mais se assemelha com o estado de evolução atual da mente.

Muito óbvio, alguns diriam. Sim, de fato muito óbvio. Então por que uma coisa tão óbvia não pode ser reconhecida? Por que o tribalismo está criando tantas desavenças baseadas em ignorância? É. Vamos municiar pseudo-intelectuais que concerteza já previram isso e tudo o mais que existe hoje; e iram prever o que irá acontecer amanhã. Mas claro, que irão esperar o ato previsto acabar, para terem o gostinho de dizer após tudo acabar: “Eu sabia que isso ia acontecer!”.

PS: Atentem agora, ao fato de eu ter “tribalizado” minha opinião e tomado partido contra os pseudo-intelectuais. Logo, eu sou mais um idiota e hipócrita, falando merda e tomando partido novamente.

PS2: (Não! Isso não quer dizer Playstation 2!) Imparcialidade é uma ilusão, uma lenda.

1 Comentários:

Às 8:04 PM , Anonymous Anônimo disse...

isso eh bem real... em cada época da vida temos uma opinião diferente sobre as coisas. Depende muito das pessoas com quem andamos, das coisas que a gente lê, vê e escuta, depende inclusive das decepções que sofremos... e dou graças a deus q a vida eh essa metamorfose de ideias, pq só assim podemos experimentar várias sensações!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial