Crônicas de um Universo Paralelo

O sentido da vida, é a ambüidade das metáforas...

domingo, dezembro 02, 2007

Super Chávez


Em que situação deve ter ficado a Venezuela nesse domingo? O tal referendo chavista deve ter mantido as pessoas acordadas por muito tempo nesses últimos dias. Por um lado, o referendo propõem diminuição da carga horária de 8 para 6 horas diárias, a criação de um fundo para pagar aposentadorias da economia informal, o direito ao voto aos 16 anos; mas o referendo também confere a Chávez poderes ilimitados, ampliação de mandato de 6 para 7 anos, reeleições ilimitadas, controle do Banco Central, etc. Os novos poderes de Super Chávez concedem a ele tudo de que necessita para modificar toda a Venezuela, no que melhor lhe aprouver.

Chávez se considera o herói, o salvador da América. Esse heroísmo raramente tem bons resultados; ele tende a subir a cabeça das pessoas e deturpar sua visão no quesito “fins justificam meios”, e é exatamente nesse ponto de fragmentação entre realidade e heroísmo que surgem “Heróis” como Hitler, Napoleão, Stálin, Saddam, Bush, e porque não, Chávez. O mundo precisa de heróis, essa necessidade é comprovada. Mas infelizmente essa necessidade por ícones, tende a levar a aceitação de personagens movidos por um ego gigantesco, e mania de herói.

A Venezuela foi seduzida a aceitar essa concessão de poderio a Chávez, pelo uso de artifícios como redução de carga horária e criação de fundos para aposentadoria, entre outros. Não julgo aqui qual a melhor opção, pois pouco sei da realidade venezuelana, e menos ainda os planos futuros de Chávez.

Devo aqui confessar que me sentia emocionado ao ver Chávez se impondo ao capitalismo estadunidense. Também sentia a necessidade de um herói na América Latina. Mas essa emoção durou muito pouco. Logo canais de televisão sofreram as conseqüências de Super Chávez, armamentos começaram a ser adquiridos em grande escala, mulheres são proibidas de usar silicone, horas e horas de programas dominicais na TV comandados pelo presidente.

Enfim, a linha que separa um presidente de um opressor está se tornando mais fina e frágil. Finalizo com uma pergunta; vocês realmente acham que Hitler se considerava um tirano?

1 Comentários:

Às 8:24 PM , Blogger Chronos disse...

Devo acrescentar que eu escrevi isso antes de o resultado ter saído...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial