Crônicas de um Universo Paralelo

O sentido da vida, é a ambüidade das metáforas...

domingo, agosto 19, 2007

Manual para jornalistas


No que se baseia o jornalismo nos dias de hoje? Abandonemos as visões pró-conspiratórias (globais), e a visão ideológica x materialista, que muito se comenta. Respondam como melhor lhes parecer.

Qual é o princípio básico do jornalismo?

A. Ética.

B. Informação.

C. Publicidade.

D. Literatura.

E. Manifesto.

Se você acha que a ética é o princípio básico do jornalismo, provavelmente você ainda é um universitário cheio de ideologias e vazio de experiências.

Se você acha que é a informação, você passará por enormes desilusões, quanto à importância da informação repassada.

Se escolheste publicidade, você procura (ou achou) um cargo de editor ou algo que equivalha.

Se literatura foi a sua resposta, desista do jornalismo e vire escritor.

Se respondeste manifesto, faça história ou filosofia.

Uma leva de pessoas que não sabem o que querem para o resto de suas vidas, está lotando cursos de jornalismo, achando que irão achar fama, dinheiro, ideologia, ou realização profissional. Sinto ser o portador de más notícias, mas vocês estão redondamente perdidos na vida se cursarem jornalismo para tal.

Fama: A fama pelo jornalismo, é alcançada pela genialidade; mas geralmente pela genialidade no mundo dos negócios de entretenimento. Logo, se você é um bom escritor, curse literatura. Se você sai-se maravilhosamente bem na frente das câmeras, procure o teatro. E a fama alcançada pelo jornalismo, nem sempre representa uma fama bem remunerada (raramente, melhor dizendo).

Dinheiro: Hehehe. Dinheiro como jornalista? Tá né. Ok. Em termos mais sérios agora. Hehehe. Se você quer ganhar muito dinheiro NÃO faça jornalismo. Faça Publicidade e Propaganda, eles vão saber perfeitamente como lhe conduzir pelo mundo capitalístico monetárico (Sim, eu invento palavras).

Ideologia: Muito nobre de sua parte caro amigo. Mas para poupar-lhe de decepções futuras, acredite-me, ideologias morrem. Principalmente quando seus patrões aniquilam seu tratado sobre ética jornalista, e mandam você criar uma matéria que inocentemente citará o nome de alguma empresa.

Realização Profissional: Se você descobrir como fazer isso pelo jornalismo me mande um e-mail explicando como. Isento-me de qualquer outro comentário.

Por que fazer jornalismo?

Se após essa aniquilação de sonhos que lhes propus, ainda achares que o jornalismo é o que você ama; então não dê ouvidos a quem lhes diz que não podem fazer isso ou aquilo. Vocês são jornalistas! Parem de ler bobagens e vão escrever as suas próprias.

7 Comentários:

Às 6:58 PM , Blogger Juliana Baldi disse...

O jornalismo de hoje é baseado em todas as ideologias citadas. Cada jornalista exerce a profissão diferentemente que outros profissionais.
Muitos estão atras de fama, dinhero. Outros querem ser subversivos e mudar o mundo. Se não conseguem pelo menso estão fazendo sua parte.
Acima de todas as criticas amo esta profissão.

 
Às 5:57 PM , Blogger Unknown disse...

Logo genialidade necessita de transpiração, sem isso ela se torna vã...
believe!
gostei do manual, será genial por ele em prática.

 
Às 7:53 PM , Anonymous Anônimo disse...

Adorei teu texto do manual do jornalismo. Li ele no orkut, deixei um comentário aqui pelo trabalho que você teve de botar o link do blog.
huahuahau. Obrigado, você realmente ajudou uma antiga aspirante cheia de dúvidas por fazer ou não jornalismo. mas quer saber? muito trabalho e pouca chance de reconhecimento? grande possibilidade de pobreza? possível morte de minhas ideologias? O que estou esperando? =)
:*

 
Às 11:29 PM , Anonymous Anônimo disse...

=] paulo malvado
quase acabando com os sonhos das crianças alternativas
asuihdosaihisa
ah, adorei o final (;
:*

 
Às 12:06 AM , Blogger Chronos disse...

Caso alguém não tenha percebido, eu não to criticando o jornalismo, eu tb sou jornalista ^^

Só to desencorajando pessoas que acham que vão encontrar algo no jornalismo que não existe. Porque de jornalistas ruins, incapazes, incompetentes, e alguns outros "ins", o mundo está cheio. Não custa nada tentar reduzir o número de incapazes.

^^

 
Às 12:25 PM , Blogger Unknown disse...

Eu sou jornalista e concordo com o paulo....

 
Às 11:14 AM , Anonymous Anônimo disse...

Sabias palavras caro colega... Isso que vc disse e a mais pura verdade... infelizmente!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial