Crônicas de um Universo Paralelo

O sentido da vida, é a ambüidade das metáforas...

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Crueldade da criação Part V - A tortuosa estrada para o conhecimento


Hoje eu estava observando meus animais de estimação em mais uma de suas brincadeiras. Uma gata pré-adolescente, e uma cadela atingindo a terceira idade. A gata é destemida e curiosa (como um dia minha cadela foi), e minha cadela é mais preguiçosa e triste. Uma comparação dessas personalidades, com as personalidades humanas me levou a uma pergunta. Tentarei expor algumas idéias sobre o assunto primeiro, no final, chegarei a essa pergunta.

Durante nossa infância e adolescência, adotamos essa personalidade destemida e curiosa. Tudo é novidade. A ignorância do que acontece ao nosso redor, é uma benção magnífica. Enquanto pouco sabemos, e menos ainda nos importamos, a vida é um mar de rosas.

No decorrer da vida, vamos nos endurecendo e esfriando. Como ainda não possuo um grande conhecimento da idade mais avançada, a não ser pelo estudo das personalidades alheias, posso apenas afirmar que isso acontece, mas não tenho conhecimento o suficiente pra explicar o porquê. Nessa idade antes da “velhice”, a parte sexual mostra uma influência enorme sobre nossas vidas. Em alguns casos, atinge um estado de perversão e malignidade (consciente ou não), que nos enoja.

Esse estado, ao meu ver é o grande responsável por frases como, “Eu odeio a raça humana”, e “eu me odeio”. Esse ódio por um instinto é uma clara reflexão de nossos atos. Nos odiamos tanto por que não conseguimos controlar esses impulsos “maléficos”, que geralmente odiamos a todos por serem maléficos como nós.

Agora, passando a idade mais avançada, e da qual eu tenho menos conhecimento.

Irei separar as pessoas em dois grupos aqui; mesmo sabendo que estarei fazendo uma generalização, peço que leiam, e saibam que não divido pessoas assim sem uma razão, e que milhares de divisões podem ser feitas.

No primeiro grupo, as pessoas que se deixam derrubar pelo peso da idade e da maldade. E em outro grupo, teríamos aqueles velhinhos felizes e bondosos, que geralmente são os avós perfeitos.

Sobre primeiro grupo, deduz-se, que o ódio pela humanidade lhes dá uma visão pouco otimista da vida. Procuraram por um sentido a tudo, e nada acharam. Todos os lugares em que procuraram, só lhes mostraram o quão sem sentido e sem justiça a vida é. Isso os destruiu. Apenas anseiam pela morte e a libertação desse sofrimento.

Já no segundo grupo, as pessoas não procuraram por um sentido na vida. Ou o procuraram e desistiram de acha-lo. Ou ainda, numa terceira e improvável hipótese, acharam um sentido.

Agora a pergunta.

A sabedoria atingida ao longo dos anos é uma iluminação ou uma maldição?

2 Comentários:

Às 11:38 AM , Anonymous Anônimo disse...

Não sei. São perguntas que não querem calar. Entretanto, tenho medo do tempo, do que eu pensarei quando ele passar mas principalmente do que eu serei quando ele passar... E as vezes, espero que não passe tanto...

 
Às 8:24 PM , Anonymous Anônimo disse...

MALDIÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
WHUAWHUAWHUAAAAAAAA

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial